No PNLD 2021, as obras que serão adquiridas estão organizadas em cinco objetos:
Neste PNLD literário, os livros são direcionados para os três anos do Ensino Médio. Aqui, temos uma curadoria de títulos que oferecem diferentes propostas de leitura e que dialogam diretamente e de forma ampla com os estudantes.
Pela qualidade literária e por trazerem temas alinhados à Base Nacional Comum Curricular (bncc) — comuns e caros à juventude —, essas obras vão cativar os estudantes, contribuir para a consolidação de um leitor fruidor e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão sobre a própria vida, sobre a sociedade e as políticas que regem as relações sociais, e o pensamento crítico em torno de questões ligadas ao exercício da cidadania.
Os livros vêm acompanhados de um Manual Digital do Professor — elaborado por especialistas em literatura e didática da leitura da Comunidade Educativa Cedac —, que contextualiza autor e obra; comenta a relação entre os temas e o gênero literário; oferece uma análise acerca da contribuição da obra na formação leitora dos estudantes, articulando a expressão literária com outras produções, e traz propostas de atividades (organizadas em etapas de pré-leitura e pós-leitura) para trabalhar o livro não apenas na área de linguagens (língua portuguesa e literatura), mas também nas demais áreas do conhecimento.
Além do Manual Digital do Professor, você ainda receberá duas videoaulas que contextualizam o autor e a obra e trazem os elementos-chave do manual (análise da obra e propostas de atividades).
Na formação do leitor literário na escola é primordial que o(a) educador(a) mantenha o planejamento do currículo de leitura sempre vivo, pois ele prevê o percurso de obras e práticas de leitura pautado em três eixos essenciais: diversidade, continuidade e progressão.
Os livros do Grupo Companhia das Letras dão conta desse percurso, prezando por diferentes gêneros textuais, variedade temática e complexidade da narrativa, e ainda possibilitam fazer escolhas alinhadas aos temas da bncc para guiar a formação leitora dos estudantes do novo Ensino Médio.
Planejar o currículo contribui para o desenvolvimento das habilidades leitoras, a construção do conhecimento e estimula o gosto pela leitura.
Confira, nos vídeos abaixo, alguns parâmetros que podem ser observados no planejamento do currículo de leitura tendo como foco a progressão da formação do leitor literário.
BNCC e leitura literária - Ensino médio
Anos finais do EF e EM - o que devemos
considerar ao planejar um currículo
de leitura?
Práticas de formação de leitores
na escola - Anos finais do Ensino
Fundamentale Ensino Médio
Transversalidades e formação do leitor -
diversidades e áreas de conhecimento com
Jeferson Tenório e Micheliny Verunsck