O PNLD 2024 é voltado aos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Nesse programa, serão oferecidos livros didáticos e literários e recursos educacionais digitais.
Conheça, a seguir, os três objetos que integram este PNLD e o período de escolha, segundo cronograma do FNDE, pelas escolas estaduais e municipais de todo o país.
Objeto 1: OBRAS DIDÁTICAS organizadas por componentes curriculares, compostas pelos Livro do Estudante impresso e digital-interativo e Manual do Professor impresso e digital-interativo. A escolha foi realizada no 2º semestre de 2023.
Objeto 2: RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (REDs) para estudantes e professores, visando reforçar a aprendizagem, como Projetos Integradores, Projeto de Vida, avaliações etc. A escolha ainda está sem data prevista.
Objeto 3: OBRAS LITERÁRIAS nas versões impressa e digital para estudantes e professores. Estão organizadas nas categorias 1 (6º e 7º anos) e 2 (8º e 9º anos). A escolha está prevista para novembro de 2024.
Saiba mais sobre nossas obras literárias aprovadas no PNLD Anos Finais
Uma das funções mais complexas da escola e dos educadores, não apenas dos de língua portuguesa, é a formação de leitores proficientes (competentes e críticos) que utilizam a leitura em diversos contextos e para diferentes finalidades.
Entre outros aspectos, a formação integral de leitores pressupõe um intenso trabalho de leitura. E, nesse contexto, os textos literários contribuem muito para uma formação com abertura para a diversidade e contrapontos de ideias, pois fornecem múltiplas possibilidades de compreensão do mundo.
Nossos livros aprovados neste PNLD reúnem textos literários polissêmicos, com diferentes linguagens, temas e gêneros, o que possibilita aos jovens leitores variadas experiências estéticas. Simultaneamente, proporcionam a você, educadora, educador, a oportunidade de trabalhar com diversas propostas de leitura, todas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Entre os livros disponíveis para sua escolha, há conto, poema, romance, biografia, novela, cordel, adaptação de clássicos e quadrinhos, oferecendo muitas possibilidades de ampliação de repertório, de desenvolvimento e de conexão com o mundo.
O processo de seleção das obras literárias aprovadas no PNLD envolve alguns desafios para os educadores, uma vez que precisam escolher cuidadosamente os títulos que apoiarão seus projetos de leitura pelos próximos quatro anos.
Mas como selecionar com mais propriedade os títulos que se alinham ao currículo e ao projeto de leitura da sua escola?
Um fator decisivo para uma escolha informada e alinhada ao currículo e ao projeto pedagógico de cada instituição é o acesso antecipado às obras. Conhecer o conteúdo e as características de cada título te auxiliará a selecionar com mais segurança os livros para seus estudantes.
Sugerimos, a seguir, alguns parâmetros que podem ser observados no planejamento do currículo de leitura e na escolha das obras para sua escola: a progressão da formação do leitor literário; a mediação de leitura; a escolha de temáticas importantes para sua instituição de ensino; a relação entre texto e imagem nas HQs; entre outros.
Para se aprofundar na discussão de alguns desses temas, você pode também conferir as apresentações de duas educadoras/formadoras de professores mostrando a estruturação e formulação de um currículo de leitura para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Construindo um percurso de leitura para Anos Finais e Ensino Médio
Como construir um percurso de leitura? Ensino Fundamental Anos Finais